MS Excel – VBA Array – Preenchendo planilha com Cells vs Array – Primeiro Contato



Neste video eu apresento de forma prática, a grande vantagem do uso de Arrays em código. Serve como um primeiro contato e um primeiro passo para o uso deste recurso fantástico do VBA.

http://www.planilhando.com.br/forum/viewtopic.php?f=21&t=32

17 thoughts on “MS Excel – VBA Array – Preenchendo planilha com Cells vs Array – Primeiro Contato

  1. Fernando, bom dia!
    Procurei na internet alguma maneira de copiar o conteúdo de uma planilha para um array e de um array de volta para a planilha sem utilizar looping, eu já sabia como copiar do array para a planilha, mas o inverso não, conversando com a equipe com quem trabalho vimos uma forma de fazer, queria saber se você conhece e/ou tem algum vídeo para eu ver e se não conhece se teria o interesse de conhecer e fazer um vídeo para outras pessoas. Fico no aguardo jonathaluis@gmail.com.

  2. Ótimo video Fernando. Parabéns pela excelente explicação e proporcionar para nós uma ótima qualidade na programação VBA, fiz um teste e no meu VBA o cod DatasSheet não funcionou, preciso habilitar alguma referencia ?

  3. apesar de serem na mesma base, é diferente o modo de uso e escrever as macros tbm
    acharia interessante separar o uso de arrays em ranges dos outros tipos de matrizes

    em planilha se tem leitura e escrita muito mais rapidamente,
    procura de dados e trocas em arrays pelo vba é muito mais rapido do que direto na planilha, não pq é direto na memoria e sim pq o vba tem que ficar pedindo acesso ao excel constantemente , e o proprio excel tem suas interrupções programadas

    lembrando que o tamanho da matriz tem relação direta com a versão do office , a quantidade de memoria e se o office tem base 32 ou 64 bit

    vc comentou sobre arrays irregulares
    elas não são úteis apenas para caso de tamanho da matriz,
    tbm para areas não continuas

  4. muito bom o vídeo, vc diz muito do recordset, eu uso muito o CopyFromRecordset (por exemplo ws.Range("A2").CopyFromRecordset rs) o que vc diz sobre isso relacionado a performance? é melhor um loop ou utilizar essa função?

  5. Parabéns, parabéns. Eu já vi essas diferenças no site Excel Macro Mastery, um site em inglês, mas o seu video foi bem esclarecedor tmabém. Já me inscrevi no seu canal. Eu sou um apaixonado pelo Excel. Continuarei acompanhando seus vídeo. Thanks indeed.

  6. Olá Fernando
    Se no vídeo anterior registrava a particularidade de se trabalhar com matriz no Excel, imagina agora, trabalhando no VBA!? 🙂
    Acho que foi a primeira vez que assisti uma abordagem tão bem feita sobre a utilização do "Array" (imagina o tamanho das minhas dúvidas????) kkkk, mas realmente – é um tema pouquíssimo explorado no universo dos vídeos Excel / VBA no youtube!
    Mais uma vez, parabéns!
    Você chegou "Derrubando tudo" e ensinando com maestria!

    Obs: esqueci de comentar no vídeo anterior o: "PDM" hilário – Excel c/ humor bem apurado é com Fernando Fernandes – Expresso Excel.
    : -) adotarei essa sigla.

    Grato,
    Marcelo Adriano

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *